biodiesel

Descarte correto do óleo de cozinha

O óleo de cozinha é um daqueles ingredientes que estão presentes em praticamente todos os tipos de preparo de alimentos. Nas frituras, o óleo é indispensável e utilizado em grandes quantidades. Ele pode ser coado e reutilizado algumas vezes dependendo do tipo de alimento, mas em algum momento ele terá que ser descartado.

Muitas pessoas não sabem, mas o descarte em local indevido do óleo de cozinha pode gerar graves consequências à natureza, uma vez que óleo e gordura não se dissolvem, se tornando um problema para rios, lagos e represas e interferindo negativamente no tratamento de esgoto.

Visando à proteção do Meio Ambiente, a Lei determina que, é proibido o lançamento ou a liberação de poluentes nas águas, no ar e no solo, além de queimar e ou despejar óleo e gordura de fritura queimado em rios, lagos, córregos, aterro sanitários, esgotos, terrenos baldios, em bueiros, etc.

oleo_cozinha
Você sabia que apenas um litro de óleo pode contaminar até 25 mil litros de água potável?

Por isso, é obrigatório que indústrias e estabelecimentos comerciais que produzam alimentos promovam a reciclagem do óleo.

A coleta deve ser feita por empresa registrada, regularizada e certificada que irá disponibilizar para o estabelecimento um recipiente para o descarte do óleo que necessita conter as informações da empresa coletora (nome, endereço, contato, registro e capacidade máxima em litros do galão).

A coleta deverá ser feita pela empresa conforme a necessidade e toda coleta deverá ser realizada por colaboradores uniformizados e com crachá de identificação, o veículo também deve ser identificado.

O estabelecimento deverá manter a nota de retirada do óleo na pasta de documentos para comprovação de que o óleo recebe destino adequado.

Geralmente as empresas ao retirar o óleo “pagam” os estabelecimentos com detergente, água sanitária, e outros materiais de limpeza.

O óleo e gordura coletados são utilizados na produção de sabão, ração animal e biodiesel.

Os estabelecimentos que não estiverem operando de acordo com as normas ambientais poderão sofrer penalizações pela Vigilância Sanitária e órgãos ambientais.

reciclagem

Portanto a reciclagem de óleo significa que utilizaremos menos recursos naturais do planeta, teremos um menor consumo de energia, menos lixo e redução na poluição, além da geração de empregos e economia dos estabelecimentos na compra de produtos de limpeza.

Fonte: SABESP

No responses yet

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *